home Notícias O retorno das aulas presenciais em nossas cidades

O retorno das aulas presenciais em nossas cidades

O retorno das aulas presenciais em nossas cidades, iniciaram nesta semana nas escolas particulares. Na rede pública o início está previsto para  o dia 18 de fevereiro. Todos os cuidados estão sendo tomados para o enfrentamento da pandemia do Corona vírus. As medidas preveem o uso de máscara, álcool em gel, a lavagem das mãos, além do distanciamento social (em média 1,5 m entre os alunos) que deve ser rigorosamente obedecido.

Depois de um ano, o retorno das aulas presenciais tem sido comemorado pelos pais e suas crianças, numa retomada da “normalidade” anterior à pandemia. Além desses cuidados, a atenção às crianças alérgicas e sensíveis devem ser observadas no ambiente escolar.

As alergias mais comuns nas crianças são alimentares (alergia ao leite, ovo, trigo, soja e mais recentemente o amendoim), mas além disso existem também as alergias de pele e respiratórias. Os cuidados devem ser divididos entre pais e professores, afinal uma criança doente pode faltar as aulas e diminuir o rendimento escolar.

Algumas regras devem ser observadas para o convívio das crianças com alergias no ambiente escolar. Enumeramos abaixo, algumas dicas importantes para a rotina das crianças e seus responsáveis.

Dicas aos pais e professores:

  • Faça consultas ao pediatra regularmente, mesmo quando a criança estiver bem. E prefira sempre a consulta com o mesmo médico para que o acompanhamento do caso seja feito da melhor forma.
  • A criança não deve ir à escola se estiver febril ou com início de alguma reação alérgica.
  • Praticar exercícios físicos e manter a alimentação saudável evitando excesso de produtos industrializados, refrigerantes e frituras é importante.
  • Crianças com asma ou rinite alérgica devem sentar-se afastadas do quadro negro para evitar o pó produzido pelo giz, por isso evite as primeiras fileiras.
  • Pais e professores devem ficar atentos ao comportamento da criança como alterações de humor, sonolência, insônia, desatenção e cansaço.
  • Para crianças com alergia alimentar o lanche deve ser coletivo, mas com a presença de um responsável para evitar uma possível contaminação.
  • Em dias de passeio, troca de lanche, aula de culinária ou aniversário na escola, o ideal é que o alimento da criança alérgica seja semelhante aos demais, porém com receita diferenciada sem o componente alergênico.
  • Na escola itens de higiene e utensílios domésticos para crianças alérgicas devem estar sempre separados. Como esponja, prato, talheres e copos. Assim como o preparo dos alimentos também deve ser separado.
  • Incentivar a lavagem das mãos e rosto para todos os alunos antes das refeições. Uso do álcool em gel sempre que houver contato em móveis ou utensílios de uso comum.

 

Além destas medidas, o acompanhamento do dia a dia da criança deve ser uma preocupação diária. Todo o cuidado é pouco!

 


Atualizado em 11Fev21

Fonte: RMA

Imagem:  Михаил Мингазов/Pixabay


 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *