home Literatura Especializada 7 Livros sobre saúde e alimentação

7 Livros sobre saúde e alimentação

7 Livros sobre saúde e alimentação – Quando se suspeita de alergia, um dos primeiros passos além de procurar um profissional, é pesquisar sobre o assunto, estudar e entender a doença. Indicamos alguns livros sobre saúde, alimentação e alergias, que podem esclarecer dúvidas e familiarizar o leitor com o assunto.

São eles Barriga de trigo, de William Davis; Manual de Aleria Alimentar, de Aderbal Sabra; Você é o que você come, da Dra. Gillian McKeith; Alimentos funcionais: componentes bioativos e efeitos fisiológicos, das autoras Carla de Oliveira Barbosa Rosa e Neuza Maria Brunoro Costa; Alívio para alergias e asmas, dos autores William E. Berger e Debra L. Gordon; Viva sem alergia, de Alice Sherwood e o divertido O discreto charme do intestinode Giulia Enders.

Leitura interessante, esclarecedora, Enders mostra de forma divertida e de fácil entendimento como é o funcionamento do intestino e do sistema imunológico. A jovem de apenas 25 anos resolveu estudar o intestino, depois de passar por um problema de saúde e cativou os leitores pela linguagem. Nele ela desmistifica o sistema gastrointestinal com muito bom humor.

Já o livro, Alimentos funcionais: componentes bioativos e efeitos fisiológicos, das autoras Carla de Oliveira Barbosa Rosa e Neuza Maria Brunoro Costa, trata-se de uma abordagem bastante específica sobre alimentação funcional, em linguagem mais técnica, porém esclarecedora sobre o método. Gastronomia funcional trabalha técnicas de preparo e preservação dos alimentos, assim como melhores combinações de alimentos para destacar suas propriedades nutritivas.

Alguns dos livros já estão com suas edições esgotadas, mas você ainda poderá encontrar esses títulos nas várias livrarias on line e até mesmo em sebos ou bibliotecas especializadas, vale a pena pesquisar!

7 Livros sobre saúde e alimentação

Barriga de trigo

- William Davis

Polemicamente conhecido por ser o livro que desencadeou a moda da dieta sem glúten, pode ser uma leitura interessante para conhecer um pouco mais sobre o glúten e todos os tipos de grãos. Mas atenção nada de cortar o glúten da alimentação se você não tem nenhuma sensibilidade.
Manual de alergia alimentar

- Aderbal Sabra

De caráter didático, o manual fala sobre o sistema imunológico e oferece informações sobre vários tipos de alergia. Apesar de um pouco técnico, é bastante esclarecedor e pode ajudar quem descobriu alergia recentemente.
Você é o que você come

- Dra. Gillian McKeith

Inspirado no programa de televisão da autora, o livro mostra mudanças simples nos hábitos alimentares e no estilo de vida que podem gerar resultados significantes na qualidade de vida. Traz de um programa alimentar, como sugestão de dieta, elaborado pela Dra. McKeith.
Alimentos funcionais: componentes bioativos e efeitos fisiológicos

- Carla de Oliveira Barbosa Rosa e Neuza Maria Brunoro Costa

Trata-se de um livro específico sobre alimentação funcional, em linguagem mais técnica, porém esclarecedora sobre o método. Gastronomia funcional trabalha técnicas de preparo e preservação dos alimentos, assim como melhores combinações de alimentos para destacar suas propriedades nutritivas.
Alívio para alergias e asmas

- William E. Berger e Debra L. Gordon

O livro traz técnicas para minimizar sintomas causados pelas alergias respiratórias e pela asma através de uma sugestão de plano em sete etapas. Dá dicas desde a escolha do médico, até a compra de roupas e objetos pessoais que possam agravar as crises.
Viva sem alergia

- Alice Sherwood

Um livro de receitas criado para quem sofre com alguma restrição alimentar contendo mais de cem pratos elaborados sem glúten, sem ovos, sem laticínios, sem oleaginosas ou sem todos esses. São receitas que podem guiar quem esta iniciando a restrição.
O discreto charme do intestino

- Giulia Enders

Enders mostra de forma divertida e de fácil entendimento como é o funcionamento do intestino e do sistema imunológico. A jovem de apenas 25 anos resolveu estudar o intestino, depois de passar por um problema de saúde e cativou os leitores pela linguagem. Nele ela desmistifica o sistema gastrointestinal com muito bom humor.

+ Sobre alergias


Atualizado em 04MAI2022

Fonte: RMA/Iara Cunha Bernardes

Imagem: Karolina Grabowska/Pixabay


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *