home Alergias, Notícias Enzima a proteína do bem

Enzima a proteína do bem

Enzima a proteína do bem, é uma substâncias orgânica de natureza proteica (proteínas) com diversas aplicações industriais e alimentares. Ela auxilia nos casos de intolerância, sensibilidade ou alergia alimentar, por exemplo, a enzima lactase. Sua atuação normalmente benéfica, pode, eventualmente provocar algum tipo de reação alérgica. Por isto seu uso deve ser monitorado por um médico especializado.

Enzima a proteína do bem

As enzimas, de modo geral, são grupos de substâncias orgânicas de natureza normalmente proteica (existem também enzimas constituídas de RNA, as ribozimas). Sua atividade, intra ou extracelular, têm funções catalisadoras (isto é, o catalisador é uma substância que acelera a velocidade de uma reação, sem ser consumido, durante o processo). Durante este evento, catalisam reações químicas que, sem a sua presença, dificilmente aconteceriam. Isso é conseguido através do abaixamento da energia de ativação necessária para que se dê uma reação química. O resultado é o aumento da velocidade da reação que possibilita o metabolismo [transformações no organismo] dos seres vivos. A capacidade catalítica das enzimas torna-as adequadas para aplicações industriais, como na indústria farmacêutica ou na alimentar.

Em sistemas vivos, a maioria das reações bioquímicas dá-se em vias metabólicas. E estas são sequências de reações em que o produto de uma reação é utilizado como reagente na reação seguinte. Diferentes enzimas catalisam diferentes passos de vias metabólicas. Agem de forma concertada de modo a não interromper o fluxo nessas vias. Cada enzima pode sofrer regulação da sua atividade, aumentando-a, diminuindo-a ou mesmo interrompendo-a.  Neste processo a enzima modula o fluxo da via metabólica em que se insere. Sem as enzimas as reações químicas do organismo seriam muito lentas. Isto justifica a enzima como a proteína do bem.

Atividade enzimática

As enzimas convertem uma substância, chamada de substrato, noutra denominada produto. São extremamente específicas para a reação que catalisam. Isso significa que, em geral, uma enzima catalisa um e só um tipo de reação química. Consequentemente, o tipo de enzimas encontradas numa célula determina o tipo de metabolismo que a célula efetua.

A velocidade da reação catalisada por uma enzima é aumentada devido ao abaixamento da energia de ativação necessária para converter o substrato no produto. Como são catalisadores (ou aceleradores), as enzimas não são consumidas (sendo esta uma de suas características) na reação e não alteram o equilíbrio químico dela.

A atividade enzimática pode depender da presença de determinadas moléculas, genericamente chamadas cofatores. A natureza química dos cofatores é muito variável, podendo ser, por exemplo, um ou mais íons metálicos (como o ferro), ou uma molécula orgânica (como a vitamina B12). Estes cofatores podem participar ou não diretamente na reação enzimática.

Determinadas substâncias podem inibir a atividade de algumas enzimas, diminuindo-a ou eliminando-a totalmente: são os chamados inibidores enzimáticos.

Uma forma exclusiva

Pelo fato de serem proteínas com estrutura terciária ou quaternária, as enzimas são dotadas de dobramentos tridimensionais em suas cadeias polipeptídicas. Isto lhe confere uma forma característica e exclusiva. Assim, diferentes enzimas têm diferentes formas e, portanto, diferentes papéis biológicos. Para que um enzima atue, é necessário que os substratos “se encaixem” na enzima. Esse “encaixe”, porém, depende da forma, isto é, do “contorno” da enzima. Por isso, substratos que se “encaixam” em uma determinada enzima não se “encaixam” em outras diferentes. Em consequência disso a reação não ocorre; daí a especificidade das enzimas quanto aos substratos em que atuam.

enzimas-esquema

Uma vez ocorrido o “encaixe”, forma-se o complexo enzima-substrato, que se assemelha ao sistema “chave-fechadura”. O local da enzima onde o substrato se “encaixa” é denominado sítio ativo (ou centro ativo). No caso de substâncias que reagem entre si, sob a ação catalisadora das enzimas, a reação é facilitada, tornando-se mais rápida. A proximidade entre as moléculas “encaixadas” acelera o processo reativo; após a reação, a enzima desliga-se do substrato e permanece intacta.

Observações

  • A enzima do abacaxi, por exemplo, é a bromelina, uma enzima que possui a propriedade de decompor certa proteinase. Por isso, muitas vezes, o abacaxi auxilia a digestão e favorece a expectoração do catarro. Essa enzima, no entanto, é destruída pelo calor do cozimento. Para usufruir de suas propriedades medicinais é necessário consumir o abacaxi cru. (Reprodução/ncbauru.com.br)

+ Sobre proteína


 

Fonte: RMA/pt.wikipedia.org

Imagens: Reprodução/pt.wikipedia.org


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *