home Alergias, Notícias O que você precisa saber sobre alergia à frutas cítricas

O que você precisa saber sobre alergia à frutas cítricas

O que você precisa saber sobre alergia à frutas cítricas – a alergia à frutas cítricas não é diferente de outras alergias alimentares. Seus sintomas são idênticos e as causas do mesmo tipo, referindo-se à incapacidade do organismo em processar uma determinada proteína presente na fruta.

A alergia ou intolerância às frutas cítricas têm, como características:

  • Sintomas digestivos: diarreias, vômitos, obstipação e cólicas;
  • Sintomas respiratórios: tosse, rouquidão, chiado no peito;
  • Sintomas cutâneos: urticária, coceira e eczema;
  • Reações anafiláticas: que ocorrem em vários órgãos ao mesmo tempo e que podem ser fatais.

Não há tratamento imediato para este tipo de alergia ou intolerância, a não ser tratar dos sintomas, normalmente com o uso de anti-histamínicos. No entanto, a atitude mais indicada é a eliminação da fruta do cardápio da pessoa.

As frutas cítricas são divididas em variedades de laranjas, limões, tangerinas e alguns frutos híbridos como pomelos. Estes também chamados de laranja-natal [citrus máxima, cimboa ou confundida com a laranja doce comum], tangelo (ou tângera, tanja ou tânjara – é um citrino, híbrido de tangerina com toranja).

Famílias mais conhecidas

As famílias mais conhecidas são:

  • Citrus sinensis: laranjas doces [laranja lima, piralima, hamlim, baia, baianinha, rubi, westin, pera, natal, valência e outras].
  • Citrus reticulata: rangerina cravo e tangerina poncã.
  • Citrus aurantifolia: limão galego.
  • Citrus latifólia: limão taiti.
  • Citrus limon: limão siciliano.
  • Citrus paradisi: pomelo.

As frutas cítricas fazem parte das frutas ácidas sendo:

  1. Frutas ácidas: abacaxi, caju, tangerina ou mexerica, jabuticaba, laranja, limão, romã, nêspera, ameixa, cidra, lima, marmelo etc.
  2. Frutas semiácidas: caqui, maçã, maracujá, manga, goiaba, pera, pêssego, uva, morango, carambola etc.

Importante destacar que as frutas cítricas são aquelas que possuem ácido cítrico. São ricas em vitamina C. Muitas vezes estas características fazem com que as pessoas se  confundam. Classificam qualquer fruta que contém vitamina C como contendo também o ácido cítrico. Por exemplo o açaí, rico em vitamina C, tem ácido cítrico. Mamão, acerola, entre outros, são ricas em Vitamina C mas não contém ácido cítrico.

Há registros de pessoas com alergia ou intolerância às frutas cítricas e que as eliminam de sua dieta, precisarem de reposição de vitamina C.

Para saber qual é o seu caso consulte um médico alergologista. Através de exames disponíveis hoje em dia, pode-se chegar a um diagnóstico exato de sua condição e tratamentos podem ser iniciados.

Tratamentos: o que você precisa saber sobre alergias à frutas cítricas

Alguns hospitais e clínicas já utilizam como tratamento, a reinserção do alimento na dieta, em pequenas doses, com acompanhamento médico, para aumentar a tolerância ao alimento em questão. Outra boa prática é a adoção de um diário onde devem ser anotadas as reações aos alimentos e possíveis sintomas que possam surgir, como também, a leitura cuidadosa do rótulo dos produtos que vai consumir para saber sua composição e se pode fazer mal ou não.

Toda informação vai auxiliar o médico em seu diagnóstico. Automedicação não deve ser utilizada. Busque sempre a orientação especializada.

+ Sobre alergias


Atualizado em 05Abr 21

Fonte: RMA

Imagem: Christine Sponchia/Pixabay


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *