home Alergias, Notícias Alergia ao amendoim

Alergia ao amendoim

A alergia ao amendoim é uma das ocorrências mais comuns entre as alergias. O amendoim está presente em uma infinidade de produtos deliciosos: pé de moleque, paçoca, barras proteicas, pasta de amendoim, óleo de amendoim, recheio e cobertura de bolos, sorvetes e tantos outros. As aplicações desta leguminosa, fazem-na um sucesso na preferência nacional. O amendoim é uma leguminosa (não uma castanha) e é aparentada do feijão e da soja.

Originário da América do Sul, principalmente do Brasil e Paraguai, o amendoim (Arachis Hypo Gaeai L.) coleciona uma enorme lista de benefícios para quem, principalmente, quer emagrecer. Os especialistas estão sempre encontrando novas aplicações e constatando as qualidades desta planta.

Mas, nem tudo é um mar de rosas, afinal o amendoim pode ser extremamente tóxico e alergênico. Sua toxicidade está presente através da Aflatoxina. Ela é uma toxina produzida por fungos que proliferam nas plantações e nos locais de armazenamento do amendoim in natura. Tão sério que a indústria adotou um selo para garantir sua qualidade e procedência (Selo da Fundação Pró-Amendoim). Esta toxina pode causar problemas hepáticos e até mesmo câncer de fígado, além de problemas digestivos.

Alergia ao amendoim

Alergia é provocada por proteínas alergênicas resistentes a digestão enzimática e o organismo ao liberar histaminas para combater a proteína, causa a reação alérgica.

A alergia ao amendoim acomete crianças e adultos, sem distinção de idade. Na maioria das vezes acompanha o indivíduo durante toda sua vida. Estudos médicos apontam uma cura de 20% dos pacientes. Esta proporção é ainda muito baixa para quem sofre com a alergia.

Os principais sintomas da alergia ao amendoim são: asfixia, urticária, angioderma, rinite, eczemas, úlceras bucais, náuseas, prurido, diarreias, problemas cardíacos e anafilaxia.

A anafilaxia, reação extrema das alergias, pode causar a morte, incide principalmente em adolescentes com histórico de asma, por isto todo o cuidado deve ser redobrado no consumo do amendoim e seus derivados.

Para saber se você tem a alergia ao amendoim, ao apresentar alguns dos sintomas mencionados, procure a orientação médica com urgência. Somente um profissional especializado poderá diagnosticar a alergia e identificá-la corretamente. Em alguns casos, em determinados produtos encontrados no mercado, o amendoim pode vir misturado à castanhas e estas, também causam alergias.


Atualizado em 11Fev21

Fonte: RMA

Imagem: Freepik


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *