home Alergias, Notícias Você sabe o que é frutose, o açúcar das frutas?

Você sabe o que é frutose, o açúcar das frutas?

Você sabe o que é frutose? – A frutose é o açúcar presente nas frutas. Indispensável para a produção de energia no organismo, ela é um monossacarídeo (açúcar simples). Em nosso organismo, a recepção da frutose é feita por uma substância chamada Glut-5. Ela é responsável por fazer com que o intestino absorva esse açúcar. Conforme envelhecemos este mecanismo sofre desgaste e pode ser perdido, não funcionando adequadamente.

A ausência deste elemento faz com que surja a intolerância à frutose, muitas vezes definida como alergia, o que não é correto. A intolerância é a incapacidade do organismo de absorver ou quebrar a frutose durante a digestão.

Sintomas

Além dos sintomas normais de toda intolerância alimentar, no caso da frutose temos:

  • nervosismo.
  • Tremores, sudorese e sensação de tontura.
  • Intestino irritável, cólicas, náuseas, distensão abdominal.
  • Diarreia e gases [surge de 30 minutos a 2 horas depois de comer].
  • Os sintomas são bastante severos e dependem de indivíduo a indivíduo [grau de intolerância] em decorrência da quantidade de frutose ingerida.

Orientação e atendimento médico devem ser buscados se ocorrer este tipo de sintoma. Somente um profissional especializado poderá diagnosticar a intolerância à frutose. Isto é feito com um teste de respiração que verifica a existência de hidrogênio.

Temos em média cerca de 1,5 kg de bactérias em nossos intestinos. Quando não há quebra da frutose, essa flora bacteriana acaba se alimentando dela. Neste processo libera hidrogênio, que é absorvido pelo organismo e acaba por chegar aos pulmões. O teste de respiração se utiliza deste mecanismo para que o diagnóstico seja feito.

Evitando a frutose

Segundo os especialistas, seguir uma dieta com baixo teor de açúcar é a melhor defesa contra os sintomas da intolerância à frutose. Frutas frescas ou secas devem ser evitadas bem como sucos de frutas. Vinho branco, mel, refrigerantes, bebidas alcoólicas e qualquer alimento ou bebida que tenha em seus ingredientes a frutose devem ser evitados.

Manter um diário de seus hábitos alimentares auxilia na compreensão dos efeitos e na supressão dos alimentos que fazem mal, além da leitura cuidadosa dos rótulos dos produtos consumidos. Pequenas quantidades de frutose podem ser consumidas, dependendo o grau de intolerância e para estes casos as anotações do diário ajudam bastante.

Cuidados importantes

A maioria dos produtos contêm frutose (ela é cerca de 30% mais doce do que o açúcar normal – o que a torna um produto de uso frequente na indústria). Por isto, uma dieta com produtos naturais é aconselhável. Dê preferência a vegetais frescos, carnes com pouca gordura, queijos e grãos. A frutose está presente em muitos enlatados, bem como em sobremesas, bebidas e molhos engarrafados, biscoitos, congelados e aromatizantes. Remédios também podem conter frutose, e seu farmacêutico deve ser consultado sobre quais você pode consumir.

Refeições com farinha, batatas e muitos vegetais com baixa quantidade de amido costumam ter quantidades elevadas de frutose.

+ Sobre Alergias


Atualizado em 17Fev21

Fonte: RMA

Imagem: Couleur/Pixabay


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *