home Alergias, Notícias Influenza: vacina x alergia ao ovo

Influenza: vacina x alergia ao ovo

Influenza: vacina x alergia ao ovo assume um grau de importância cada vez mais pronunciado. A aplicação da vacina Influenza em pacientes alérgicos ao ovo precisa de cuidados e de acompanhamento médico. Isto é mais importante ainda em pacientes que tenham passado anteriormente por anafilaxia, ou por outras reações alérgicas mais significativas.

Sabe-se que a alergia ao ovo é relativamente comum. Ela afeta de 2 a 5% das crianças em idade pré-escolar. Os dados são da ASBAI – Associação Brasileira de Alergia e Imunologia.

Algumas vacinas são confeccionadas usando-se material derivado de ovos embrionados, como no caso da vacina Influenza. Segundo a ASBAI, “o cultivo desta vacina é realizado em fluido alantoide de ovos embrionados de galinha”.  E também  “a quantidade de proteínas do ovo pode variar de 0,2 μg/ml a 42 μg/ml.”

Nas vacinas comercializadas atualmente a quantidade de proteína de ovo é menor do que 1,2 μg/ml.

Segurança no uso da vacina

Conclui-se então que o uso da vacina é seguro, mas como medidas de segurança outros fatores podem e devem ser observados, a saber:

  • o teste cutâneo com a vacina não está recomendado.
  • Não é necessária a aplicação em doses fracionadas.
  • A conduta recomendada é a aplicação da vacina em dose total, com a assistência médica adequada e em ambiente preparado para socorro de possível anafilaxia.
  • Recomenda-se observar o paciente por 30 minutos e utilizar vacinas com conteúdo de ovo albumina menor de 0,7 mcg/0,5 ml.
  • Como para qualquer outra prática de imunização, que  a equipe e o local de aplicação estejam preparados para tratar possíveis reações adversas.

Estas são as recomendações do Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis no Manual de 2014. São endossadas no Guia de Imunização ASBAI/SBIm 2015-2016. Estão embasadas também em documentos da Academia Americana de Alergia, Asma e Imunologia, Colégio Americano de Alergia e Imunologia e da Academia Americana de Pediatria.

+ Sobre anafilaxia


Atualizado em 12Fev21

Fonte: STATEMENT ASBAI – POSICIONAMENTO da ASBAI em relação à aplicação de Vacina Influenza em pacientes alérgicos ao ovo – 26092016 /RMA

Imagem: Freepik.com


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *