home Entenda, Notícias Sistema Imunológico: Imunoglobulinas

Sistema Imunológico: Imunoglobulinas

O Sistema imunológico é um conjunto de células, tecidos, órgãos e moléculas responsáveis pela retirada de agentes estranhos ao organismo de todos os seres vivos, restabelecendo seu equilíbrio em um processo denominado homeostasia. O sistema imunológico é também chamado de imune ou imunitário. É dividido em dois tipos de respostas: a imunidade imune nata (ou natural) e a imunidade imune adquirida (adaptativa).

A imunidade inata é a primeira defesa do organismo. É uma resposta rápida, não específica e limitada aos estímulos estranhos ao corpo, fazendo seu primeiro “combate”. A imunidade inata é representada por barreiras físicas, químicas e biológicas, células e moléculas presentes em todos os seres vivos.

Podemos definir a barreira física como: pele, trato respiratório. membranas. mucosas, fluídos corporais, tosse, espirro. A barreira fisiológica é caracterizada pela inibição e/ou eliminação de microrganismos patogênicos (p.exe. pela temperatura corporal ou à acidez do trato gastrointestinal). As barreiras celulares processam as partículas e microrganismos estranhos, eliminando-os. A barreira inflamatória reage à infecções com danos nos tecidos, induzindo células especializadas (fagocitárias) para a área afetada.

A resposta assim obtida é capaz de prevenir e controlar diversas infecções. Pode ainda melhorar muito as respostas imunes adaptativas contra diferentes tipos de microrganismos.

Modos de defesa

Existem vários modos de defesa do organismo no caso de agressão por agentes externos. E para cada um deles um tipo de resposta. Quando o organismo não consegue diferenciar suas próprias células e àquelas do agente externo, ocorre um transtorno. A ele dá-se o nome de transtorno autoimune (que é uma resposta imune em excesso, ou hipersensibilidade).

A hipersensibilidade compreende este tipo, quando a resposta imunitária danifica os tecidos do próprio corpo. Ela divide-se em quatro classes (tipos I a IV) com base nos mecanismos envolvidos e no intervalo de tempo da reação hipersensível.

Classes de hipersensibilidade

A hipersensibilidade do tipo I é uma reação anafilática, normalmente associada à alergia. O tipo um é mediado pela Imunoglobulina definida como um anticorpo, que está presente no soro sanguíneo em baixas concentrações. É encontrada na membrana de superfície de basófitos e mastócitos em todos os indivíduos. Quando em ação, produz histamina e heparina. Estas são substâncias que ocasionam edemas, vermelhidão, coceiras – no caso da histamina. No caso da heparina, alterações nos pulmões, pele e mucosa intestinal.

O que são imunoglobulinas?

Os anticorpos (ou imunoglobulinas) são proteínas solúveis, encontradas nos líquidos do organismo humano e que desempenham um papel importante nos mecanismos de imunidade, pois têm a capacidade de unir-se a um antígeno específico (por exemplo, a um anticorpo anti-HB, que é o vírus da hepatite).

As imunoglobulinas estão subdivididas em cinco classes: IgM, IgG, IgA, IgD e IgE, cada uma com uma função específica.

Funções das imunoglobulinas

  • IgM – Este é o principal anticorpo de reação aguda. É o primeiro que surge e predomina no início da reação imunológica contra um determinado patógeno.
  • IgG – É o nosso principal anticorpo (cerca de 85% do total de imunoglobulinas do nosso corpo são IgG). Aparece já num estágio posterior ao IgM e confere uma imunidade mais efetiva e duradoura.
  • Tanto o IgG quanto o IgM são específicos para determinadas doenças. Ou seja, o organismo atingido precisa criar um anticorpo para cada doença. Assim, as IgG e IgM que combatem uma doença (toxoplasmose, por exemplo), não tem eficiência para outra (rubéola ou outra qualquer).
  • A IgA é a principal imunoglobulina encontrada nas secreções exócrinas como saliva lágrima e mucos de trato respiratório, geniturinários e digestivo. Confere uma imunidade mais dirigida às bactérias. Funciona como uma espécie de barreira nos locais onde está presente, protegendo o organismo de infecções.
  • A IgD é co-expressa com a IgM na superfície dos linfócitos B maduros. A presença desta imunoglobulina na membrana dos linfócitos B sinaliza que estes migraram da medula óssea para os tecidos linfoides periféricos e estão ativos (detectado por exames). Em pesquisas recentes, as IgD’s foram encontradas ligadas a basófilos e mastócitos, induzindo-os a produzir fatores antimicrobianos para a defesa do trato respiratório.
  • A IgE está intimamente ligada aos processos alérgicos. É predominantemente um anticorpo das alergias, responsável pelo disparo da cadeia imunológica das alergias e está geralmente aumentada no paciente que sofre de alergia.

Quando se faz um exame de imunoglobulina, na verdade não se verifica a presença da doença ou do microrganismo. Verifica-se a resposta imune do corpo humano mediada por anticorpos. Indiretamente leva o médico a um diagnóstico podendo inclusive, por meio dos anticorpos, precisar em que estágio da infecção o paciente está. Por exemplo: IgM positivo é igual a infecção recente e IgG é igual a uma infecção antiga.

Várias doenças podem se diagnosticadas por meio de análise dos anticorpos. As mais comuns são as alérgicas, mas também as citomegalovírus, hepatites, herpes, HIV, rubéola e toxoplasmose, entre muitas outras.

+ Sobre Alergias


Atualizado em 23Fev21

Fonte: RMA

Imagem: Joseph Mucira/Pixabay


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *