home Entenda, Notícias Anafilaxia e choque anafilático saiba como enfrentar

Anafilaxia e choque anafilático saiba como enfrentar

Anafilaxia e choque anafilático saiba como enfrentar – A anafilaxia é a reação mais grave de uma alergia. Manifesta-se de forma rápida e produz no corpo do indivíduo atingido, reações graves que podem levar a um choque anafilático e causar até sua morte.

Definição

Segundo a ASBAI – Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, define-se anafilaxia como:

  • “…uma reação alérgica sistêmica, grave e rápida desencadeada geralmente por uma substância, chamada alérgeno”. “Se caracteriza pela diminuição da pressão arterial, taquicardia e distúrbios gerais da circulação sanguínea, acompanhada ou não de edema da glote e urticária. A reação anafilática pode ser provocada por quantidades minúsculas da substância alergênica. O tipo mais grave de anafilaxia — o choque anafilático — pode ocasionar a morte caso não seja tratado”.

A adrenalina auto injetável é o único medicamento que pode interromper o choque anafilático, mas não está à venda no nosso país. Há movimentos junto aos órgãos competentes no sentido de trazê-lo para cá, ou sensibilizar às empresas produtoras, para que o façam por aqui.

Por enquanto, o atendimento médico de urgência é a melhor alternativa. Além disso a consulta periódica a um médico especialista, no caso de pacientes portadores de alergias é imprescindível.

+ Sobre Anafilaxia e Choque anafilático


Atualizado em 20Fev21

Fonte: Redação Mundo Alérgico

Imagem: Alterio Felines/Pixabay


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *